quarta-feira, 23 de junho de 2010

O líder motivador

O artigo abaixo, de Sérgio D. Nievola*, discorre sobre o artifício principal que líderes devem usar para motivar e engajar seus colaboradores: o reconhecimento sincero. Mais do que diversos fatores, como aumento de salário, o reconhecimento constante pela competência é capaz de proporcionar o perene engajamento dos funcionários.
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A maior habilidade de qualquer grande líder é saber despertar a motivação que existe dentro das pessoas. Mas como ele faz isso? Existe muita discussão a respeito de quais são os verdadeiros fatores motivacionais - dinheiro, plano de carreira, ambiente criativo e estimulante -, sem contar as várias teorias acadêmicas como, por exemplo, Maslow.

E aqui podemos entrar em um campo farto para discussões e especulações. Muitos defendem que o dinheiro motiva, que só o ambiente criativo e com possibilidade de uma carreira de sucesso pode motivar ou que é necessária a junção de vários fatores para provocar a motivação no indivíduo.

Porém, sem entrar nestas questões, temos que saber como o líder pode, independente de outros fatores, infundir em seus colaboradores um espírito mais participativo. O verdadeiro líder está além das discussões. Ele pode ter aprendido com Maslow a teoria hierarquia das necessidades, com Alderfer a teoria ERG, com Herzberg a teoria dos Dois Fatores, mas ele sabe - talvez através de alguém menos acadêmico, como Dale Carnegie - que as pessoas têm um sentimento que se sobressai a todos os outros: o desejo de ser sinceramente apreciado!

E ele usa esse desejo! Mas não de maneira egoísta, não manipulando os funcionários para seus próprios interesses, pois assim não seria um líder e sim mais um controlador, um antiético que se aproveita do conhecimento dos sentimentos alheios para seu próprio bem e, no final, os funcionários descobririam com quem estão trabalhando e a situação no ambiente de trabalho seria insustentável. O líder usa esse desejo para o bem do próprio indivíduo, para buscar no íntimo dos seus subordinados a motivação necessária à realização eficaz e eficiente dos trabalhos necessários.
Como assim, "buscar no íntimo"?

Existem muitas teorias sobre motivação, mas a maioria delas chegou a um consenso: a motivação é algo intrínseco, que não pode ser dado por alguém. O que se pode, sim, é criar um ambiente que facilite a exteriorização da motivação inerente ao indivíduo. E como ele busca no íntimo de seus subordinados a motivação?

RECONHECIMENTO
Somente isso? Somente isso.

Mas o reconhecimento do líder não é só aquela tapinha nas costas e "parabéns, bom trabalho!". É muito mais que isso. Reconhecimento - na língua dos líderes - significa uma autêntica demonstração de agradecimento, às vezes verbal (publicamente), às vezes através de anotações em ficha funcional, às vezes com a foto na parede como "funcionário do mês", mas sempre acompanhada de novas responsabilidades, maior autonomia e, conseqüentemente, maior gratificação salarial.

Então é isso! Salário é que motiva!

NÃO!

Se olharmos - agora sim - as experiências acadêmicas sobre motivação, veremos que sempre que os colaboradores recebem aumento salarial, o grau de satisfação e o moral até melhoram por um certo tempo, mas logo voltam ao patamar anterior, principalmente quando o aumento é para um grupo de funcionários de maneira homogênea (como os reajustes a que estão acostumados os servidores públicos de modo geral).

Ou seja, salário, isoladamente, agrada temporariamente! Mas, NÃO motiva! O que motiva, o que atinge o funcionário no que lhe é mais valioso, é o reconhecimento de seus pares e de seus superiores, e reconhecimento verdadeiro não são somente palavras, mesmo que sejam ditas em público, na reunião anual da empresa. De nada adianta o funcionário escutar elogios constantes de seu chefe, se ele olha para o lado e vê o colega - que nunca é elogiado - ganhando mais, ou em um cargo mais importante.

O verdadeiro líder é coerente em suas palavras e atitudes, portanto, quando ele elogia um funcionário por um serviço bem feito, o elogio é sincero e o líder enxerga neste funcionário suas reais capacidades. Quando o funcionário estiver pronto, o verdadeiro líder vai confirmar suas palavras através de aumento salarial ou promoções, fazendo com que o empregado sinta que realmente é valorizado.

RECONHECIMENTO!
Reconhecimento sincero e verdadeiro, através de palavras, gestos e atitudes, é a verdadeira fonte da motivação. Ou, como diria Dale Carnegie: "Seja caloroso em sua aprovação e generoso em seu elogio".


*Sérgio D. Nievola
Administrador formado pela Universidade Federal do Paraná, tendo já trabalhado no setor de treinamento e avaliação de outro órgão público, exerceu diversas funções na Caixa Econômica Federal e atualmente trabalhando na Divisão de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, autor de cursos internos de liderança e co-autor de diversos projetos de busca das competências dos servidores públicos através da valorização e da capacitação e instrutor do Programa 5S no âmbito do Poder Judiciário paranaense.

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