domingo, 20 de junho de 2010

O segundo lar

Estava navegando no site do CONFERP (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas), quando vi um artigo muito interessante sobre "Relações Públicas e a mudança
de cultura para o comprometimento". O artigo, escrito pela Relações Públicas Patrícia Zawascki, fala do quanto é importante que os funcionários estejam comprometidos com a empresa, a ponto de não tratar o trabalho como uma obrigação ou então apenas como uma forma de obter renda. Gostaria de compartilhar com vocês uma parte do texto que, para mim, é a base de tudo aquilo que estamos falando durante esse meses no blog:


"Pois quando estão satisfeitos [os funcionários], exercem suas tarefas de trabalho com a visão de quem faz para si próprio, já que a empresa que o estimula a cada dia, deixa de ser apenas um local de troca (trabalho por salário) para se tornar um segundo lar. Quando isso ocorre, podemos dizer que o funcionário está comprometido com a organização e não mais apenas envolvido no processo. O comprometimento possui ligação direta com fatores tais como a missão, valores, metas e objetivos organizacionais, fortalecendo os relacionamentos, e ainda, tornando os funcionários fortes aliados da empresa."

Para citar um exemplo de uma empresa que tenta criar esse ambiente de "segundo lar", vou falar de uma multinacional, extremamente bem sucedida no seu negócio. A Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo e grande parte do seu sucesso está ligado à importância e ao tratamento que ela dá aos seus colaboradores. A empresa acredita que as pessoas são parte fundamental de sua maneira de conduzir os negócios e, por isso, eles estão no centro de tudo o que fazem.
No próprio site da Unilever, está explicito que "Em muitos aspectos, nós consideramos a Unilever uma comunidade em vez de uma organização. Esta comunidade é moldada e liderada por pessoas que operam de maneira criativa dentro de uma estrutura de valores e objetivos de negócio compartilhados."

Esse clima de comunidade é essencial para que o colaborador se sinta parte da organização e se orgulhe de estar claborando para que ela cresça a cada dia.

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