sexta-feira, 7 de maio de 2010

Engajar e motivar


Ao contrário do que muitos pensam, o engajamento de funcionários dentro de uma organização não precisa estar ligado a dinheiro ou qualquer outra forma de remuneração. Em períodos de crise, por exemplo, as empresas que mantêm recompensas que não envolvem remuneração têm uma grande vantagem em relação às outras. Para empresas que costumam bonificar seus colaboradores com dinheiro é mais difícil manter o engajamento em um período de baixos orçamentos.
Fora do Brasil são comuns algumas práticas de incentivo, onde a organização tenta dar um sentido ao trabalho das pessoas, de modo que elas consigam enxergar os benefícios ou a influencia que as tarefas que executam causam na sociedade.
Outras formas de engajar e gerar motivação, por parte dos funcionários, é reconhecer seu trabalho dentro da empresa. Mostrar por meio de elogios, prêmios ou qualquer outra forma de destaque, que seu empenho é valorizado.
Depois de algum tempo adotando uma postura de incentivo por meio de remuneração, algumas empresas na Europa perceberam que essa prática já não fazia com que os funcionários se sentissem motivados. Eles já dispunham de bens materiais básicos e, muitos deles, sentiam falta de aproveitar a vida e passar por novas experiências. Para isso começaram a surgir empresas voltadas para esse mercado. Essas empresas possuem uma grande variedade de “experiências” como cursos de astronomia, safáris, escaladas e até degustação de vinhos. Embora ainda exista um grande número de pessoas físicas que contratem esses serviços, grande parte dos clientes são empresas que querem presentear os funcionários.
Os benefícios de se manter um bom programa de engajamento dos funcionários são muitos. Do ponto de vista financeiro, funcionários motivados produzem mais e trazem mais lucro para a empresa. Do ponto de vista da comunicação, funcionários motivados conseguem construir um ambiente organizacional muito melhor, sentem-se valorizados e tem mais vontade de conquistar seus objetivos.
Fonte: Empresas querem dar sentido ao trabalho - Jornal Valor Econômico - 19/03/2010

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